19-03: Francisco, o Jesuíta

As linhas: “No início da missa inaugural do novo ministério petrino, na manhã desta terça-feira, o papa Francisco recebeu das mãos do cardeal francês Jean-Louis Tauran o pálio, símbolo do bom pastor, e das mãos do cardeal camerlengo, Angelo Solano, o anel de pescador. Enquanto a peça de lã simboliza a ovelha desgarrada e carregada nos ombros pelo bom pastor, o anel representa o compromisso, a entrega e a dedicação do papa à frente da Igreja Católica.” (Fonte: UOL/Folha, explicando a simbologia do anel e pálio na data em que o novo Papa inicia oficialmente seu pontificado).

As entrelinhas:  A eleição do ex-cardeal Bergoglio, primeiro papa latino-americano, primeiro representante  da Companhia de Jesus (fundada por Inácio de Loyola no século XVI), primeiro a adotar o nome Francisco (por São Francisco de Assis, o Santo dos pobres), não foi surpresa para quem se recorda do conclave que elegeu Bento XVI. Ela vem de encontro a tudo que a Igreja Católica necessita neste momento crucial de sua existência. Não se aguarde modificações na doutrina da Igreja; espere-se mais compreensão e mais proximidade com os fiéis. Papa Francisco, seguindo a linha dos Jesuítas, vai marcar sua passagem com a volta do missionário, a dedicação aos pobres e a propagação da fé. Vai enfrentar, com seus hábitos espartanos e carisma inesperado, a Cúria Romana e sua burocracia, de quem êle sempre manteve prudente distância. Amém!

Advertisements

2 thoughts on “19-03: Francisco, o Jesuíta

    • Obrigado, Patricia, pela leitura e comentário elogioso. Espero, apesar da restrição que estou me impondo ao tamanho das entrelinhas(…), provocar debate por este novo canal de comunicação. Eu tenho acompanhado, confesso que algo surpreso, esta guinada que a Igreja Católica parece que vai conseguir dar (e que começou com a própria renúncia de Bento XVI). Muito interessante este aprofundamento na política do Vaticano e seu envolvimento com as questões “mundanas” de finanças, acobertamento de atos nebulosos, linhas bastante diferentes de ação dentro da Igreja Católica, etc. Abraços agradecidos do Paulo Costa

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s