28-03: Entendendo o confisco no Chipre

As linhas: Europa resgata Chipre e impõe confisco e reestruturação bancária – Esta medida terá por efeito reduzir consideravelmente o tamanho do setor bancário cipriota, apontado como superdimensionado em relação à economia da ilha, já que representa oito vezes seu Produto Interno Bruto! O Chipre conseguiu um resgate da Eurozona, mas o acordo exige uma reestruturação de seu hipertrofiado setor bancário e confiscos dos depósitos mais volumosos, em muitos casos de correntistas russos, e abre uma era de incertezas sobre seu futuro econômico. ‘Finalmente, o Chipre sai de um período de incerteza e de insegurança para a economia. Foi evitada uma suspensão de pagamentos, o que teria significado deixar a zona do euro, com consequências devastadoras’, afirmou o porta-voz do governo cipriota, Christos Stylianidis.(Agence France-Presse)

As entrelinhas: Os bancos do Chipre reabrirão nesta quinta-feira (28mar), depois da adoção das medidas mencionadas nas linhas, entre elas a limitação de saque de 300 euros por dia por correntista bancário. Os bancos estão fechados desde 16 de março. Pagamentos e transferências para o exterior não poderão superar o limite de 5.000 euros por mês e quem for viajar, poderá embarcar com apenas 1.000 euros. Algo parecido com o  nosso Plano Collor, de tão nefasta lembrança. Para entendermos o motivo de preocupação generalizada destas medidas em uma ilha tão pequena, é preciso pensar que todos os Países da zona do Euro, em particular aqueles com a situação econômica mais complicada (Grécia, Irlanda, Portugal, Espanha e Itália) ficam a temer que o mesmo tipo de providência possa ser adotado em outros Países. Por este motivo é importante, para o acompanhamento da economia européia (e seus reflexos globais) que se observe os desdobramentos destas medidas.

Advertisements

2 thoughts on “28-03: Entendendo o confisco no Chipre

  1. Ando tão ocupada que tinha ouvido falar do assunto e seus efeitos nas Bolsas européias, mas não tinha percebido a raiz da questão. Seu post, simples e direto, esclareceu minhas dúvidas. Parabéns!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s