11-04: A inflação do tomate

As linhas: ” Dilma já admite alta nos juros neste mês – Inflação em 12 meses rompe o teto da meta ao atingir 6,59%, e Planalto vê necessidade de BC reforçar sua credibilidade. O Planalto já trabalha com a possibilidade de o Banco Central elevar os juros na próxima semana, apesar de fazer uma avaliação positiva da inflação oficial de março. No mês passado, o IPCA avançou 0,47%, ante 0,60% em fevereiro. Mesmo com o rompimento do teto da meta –o IPCA em 12 meses atingiu 6,59% -, assessores presidenciais ponderam que o BC poderia esperar mais para decidir se sobe o juro diante de sinais de que a inflação deve seguir em queda. ” (Fonte: Folha de São Paulo)

As entrelinhas: O mais curioso desta subida persistente da inflação é que mais uma vez a alta nos preços dos alimentos aparece como o grande responsável pelos números. O valor do tomate cresceu 122% no último ano! Mas a realidade é que as autoridades da área econômica vem tratando pneumonia com simples aspirinas. Uma dose aqui, em forma de desoneração de impostos para uma área industrial específica, outra lá, com a diminuição acelerada dos juros para estimular artificialmente o consumo e assim por diante. Pelo jeito vamos continuar assim, sem mudanças de fundo (como as reformas tributária e previdenciária), que nunca saem dos planos e que poderiam efetivamente mudar a base de toda a nossa estrutura econômica, sem os sustos aplicados pelo tomate…

Advertisements

2 thoughts on “11-04: A inflação do tomate

  1. Pois então, Paulo, essas medidas desmedidas de nossos gestores públicos parecem, na vedade, com congelamento de preços disfarçado de redução provisória e paliativa de impostos. É muita irresponsabilidade, incompetência e má vontade para um governo só.

    • Augusto, você sabe que, independentemente do fato de que eu leio politicamente (sou filiado ao PPS de Roberto Freire) em cartilha diferente da que rege o PT, colocava muita esperança no Governo Dilma. A cada dia mais me decepciono pela forma errática com que conduz a economia e populista como interage socialmente. Abraços

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s