12-04: Petrobras joga a boia para a EBX?

As linhas: Petrobras estuda parceria com Eike Batista – O Grupo EBX, do empresário Eike Batista, é um dos que poderão fornecer infraestrutura e outros serviços à Petrobras no médio e no longo prazo, afirmou na terça-feira a presidente da estatal, Maria das Graças Foster. “É um negócio; não se trata de ajuda”, afirmou Graça Foster, como prefere ser chamada a executiva, em uma conferência com jornalistas. A estatal está considerando o grupo de Eike como potencial parceiro, por exemplo, para reduzir seus custos a sua necessidade de investimentos em logística, acrescentou a executiva após detalhar o plano de negócios do período 2013-2017 na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).” (Fonte: Reuters News)

As entrelinhas: Vou usar aqui uma anedota irônica que se usa muito no interior – “quando uma pessoa deve dez mil reais para o banco, ela fica sem dormir até que consiga quitar seu débito. Quando a mesma pessoa deve um milhão, quem não dorme é o gerente do banco.” A impressão que se tem é que o conglomerado EBX colocou-se em tal situação financeira onde simplesmente não pode “quebrar”. A movimentação errática e fortemente descendente de suas ações em Bolsa pintam este quadro. Será a Petrobras destacada pelo Governo para o processo de salvamento?

Advertisements

2 thoughts on “12-04: Petrobras joga a boia para a EBX?

  1. Sabio Eike Batista…..acho que o valor da divida da EBX é um pouco mais alta que a do gerente do banco do interior….Abraço,

    • Paulinho, obrigado pelo comentário (e, claro, a leitura). Eike sabe como ninguém como jogar este jogo. Criou um leque de empresas em diferentes setores, que lhe permitem fazer uma ciranda em Bolsa que os demais investidores não conseguem antecipar. Ao mesmo tempo mantém uma equipe de vôlei, participa de consórcio para licitação do Maracanã, quer administrar a marina da Glória, está há cinco anos reformando o Hotel Glória no Rio, investe e desinveste no Exterior na área de mineração. Vamos ver até quando dura, mas com sua capacidade de estar permanentemente fazendo notícias e criando fatos, parece que vai longe… Bom final de semana!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s