23-04: Boston, o Bem e o Mal

As linhas:Preso acusado de participar do atentado em Boston, Dzhokhar Tsarnaev, americano de origem chechena, deverá perder o direito de manter-se calado e de ter advogado no interrogatório. Sob pressão de senadores, o governo de Barack Obama resiste a declará-lo como ‘combatente inimigo’, tratamento usado para acusados de terrorismo depois dos ataques de 11 de setembro de 2001 e banido em 2009. Se essa opção prevalecer, ele será submetido a corte militar. O FBI investiga se uma viagem à Chechênia e ao Daguestão feita em 2012 por Tamerlan, irmão mais velho de Dzhokhar, teria ligação com as explosões.” (Fonte: O Estado de São Paulo)

As entrelinhas: Isto tudo agora é irrelevante. O que o mundo vai saber é aquilo que os serviços secretos americanos entenderem que se deva publicar. A grande pergunta que vai ficar sem resposta, mas que realmente interessa, é compreender o que levou dois irmãos, aparentemente imigrantes comuns, a executarem este ato. Não do ponto de vista de motivação política ou religiosa, mas no que se refere a à alma humana. Isto é o que tenho investigado e a melhor resposta que encontrei vem do psicanalista carioca e escritor de livros policiais, Luiz Alfredo Garcia-Roza: “Não há isoladamente o Bem e o Mal; tanto o bom como o mau habitam nossa interioridade. Sem a linha que separa o Bem do Mal, a fera vem habitar nosso interior.” Um convite à reflexão!

Advertisements

2 thoughts on “23-04: Boston, o Bem e o Mal

  1. Paulo, tudo bem?

    Nem preciso dizer que acompanho suas entrelinhas… nem sempre comento e, você, sabe bem o motivo.

    De qualquer forma, hoje tentei fazer meus “coments”, porém ao acessar o blog aparece uma mensagem informando que o seu blog não é um site/página seguro. Temos que ver isso, porque eu sei que ele é seguro, claro; mas as demais pessoas que queremos atingir não sabem e não podemos deixar que mensagens como essas (vindas, acredito, de programas antivírus ou aplicativos que baixamos para segurança bancária, etc…) impeçam que você aumenta a visitação e audiência do seu blog.

    Será que o Sérgio pode ver isso. Ele entende muito dessa questão de segurança (desses programas que temos de baixar); aproveite se ele for visitá-lo para perguntar sobre isso.

    Bjs,

    Leticia L. Odilon

    L2L Comunicação Cel.: (11) 99615-4058 / Fone: (11) 2826-5457 E-mail: leticia_leite@terra.com.br / l2imprensa@terra.com.br

    Skype: leticia.odilon

    • Letícia, em primeiro lugar obrigado pela leitura, comentário e particularmente pela observação. O WordPress esteve hackeado durante uma semana no mundo todo (foi notícia da VEJA) e por este motivo não pude publicar. Ontem o Sergio esteve comigo e colocou-o de volta no ar e re-configurou tudo. Vou falar com ele para entender o que está se passando. Grato pelo alerta. Vou tentar comentar a partir de outro endereço para identificar o problema. Obrigado! Paulo Costa

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s