09-07: Vai estourar a bolha chinesa?

XangaiAs linhas: “O regulador do mercado chinês voltou a anunciar medidas extraordinárias para travar a hemorragia na maior bolsa do país. Os acionistas qualificados, com mais de 5% do capital de empresas cotadas, ficam proibidos de reduzir a sua posição, ou seja vender ações, durante seis meses. Esta ordem é a resposta a um novo trambolhão na bolsa de Xangai que esta quarta-feira caiu quase 6%. O objetivo é assegurar a estabilidade do mercado de capitais, ameaçada por um ‘mergulho injustificável’ no valor das ações, adianta a CSFC, entidade que supervisiona a bolsa chinesa. As empresas públicas chinesas já receberam ordens para manter a sua carteira de ações em empresas cotadas e há títulos com a negociação suspensa. Foram igualmente canceladas ofertas de novas ações no mercado e introduzidos limites às transações por parte de investidores estrangeiros. É o décimo dia seguido de intervenção nos mercados financeiros, passos que até agora só fizeram aumentar ainda mais a desconfiança dos investidores, ao invés de os tranquilizar. O pacote de estímulo aos mercados procura contrariar aquilo que as autoridades apelidam de venda irracional, mas há quem alerte para a existência de uma bolha especulativa nas bolsas chinesas de Xangai e de Shenzen, onde estão cotadas as ações tecnológicas, numa economia que está a arrefecer. Entre as medidas já adotadas estão ainda o financiamento de 42 mil milhões de dólares às corretoras para comprarem ações de empresas chave, o congelamento da transação de metade das empresas cotadas e a permissão dada aos investidores para usarem a habitação como garantia dos investimentos feitos na bolsa. O corte das taxas de juro, a desvalorização do yuan e um plano de investimentos em infraestruturas, são outras iniciativas para animar a economia chinesa. O recente desempenho negativo do Xangai Composite está fazer soar os alarmes entre os investidores de todo o mundo, que estão com as atenções voltadas para a situação de impasse que se vive na Grécia, e os especialistas já avisaram que a derrocada da bolsa chinesa vai ter um impacto muito superior a nível global quando comparada com a situação grega, cuja economia vale apenas 2% da zona euro, seja qual for o desfecho da mesma. (Fonte: Observador de Portugal com Alex Hofford/EPA e Bloomberg Business)

As entrelinhas: Não estranhem que estas linhas reflitam notícias como lidas em Portugal e nos EUA. Creio interessante perceber como em outras partes do mundo os fatos são interpretados. Na manhã de nossa quarta-feira, 8, com a Bolsa de Xangai já fechada, eu li com preocupação as informações que vinham pelas agências internacionais e me surpreendeu pouco ler nos noticiários locais ao longo do dia. A importância do que está acontecendo nas grandes bolsas chinesas pode ser um prenúncio de um desastre econômico que nos dias de hoje seria uma catástrofe em um mundo que ainda se recupera dos problemas de 2008. Vamos acompanhar com atenção estes desenvolvimentos. Pode ser que a bolha chinesa, que seria infinitamente maior que o estouros das bolhas “pontocom” e “subprime”, esteja começando a murchar. Devemos estar mais atentos a estes fatos, que coincidem com o problema da Grécia na zona do Euro.

Foto encontrada em globo.com

Advertisements

2 thoughts on “09-07: Vai estourar a bolha chinesa?

  1. Bloquear o fluxo de negócios foi a liquidação do mercado de capitais da China. O preço se forma com oferta e demanda, não existe preços confiáveis quando existe viscosidade em um dos lados.

    • Caro John, grato por sua leitura e comentário. Realmente a lógica dos mercados acaba por prevalecer, mais cedo ou mais tarde, não é mesmo? Vamos ver como termina isto…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s