13-07: Começou o Pan! Que Pan?

felipeAs linhas: ” Medalhista de ouro neste domingo na prova de pistola de ar de 10m dos Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN) com uma marca que lhe valeria título mundial (um total de 201,8 pontos), o atirador Felipe Wu tem de lidar diariamente com uma falta de estrutura adequada. Tanto que teve de montar na garagem de sua casa em São Paulo um estande de tiro para conseguir praticar. O detalhe é que por conta do tamanho reduzido do espaço só consegue dar tiros de uma distância de sete metros. ‘Infelizmente não existe nenhum estande de tiro em São Paulo. Se quisesse treinar, teria de ir para Deodoro (onde vai ser a competição olímpica). Mas é o que tenho e não posso ficar reclamando muito. Vou me virando como posso’, disse ao UOL Esporte o atirador que contava com esta mesma estrutura em 2010 quando ficou com a medalha de prata dos Jogos Olímpicos da Juventude de Cingapura. (Fonte: Fábio Aleixo, para UOL – enviado a Toronto)

As entrelinhas:  Vamos lá – os Jogos Pan-Americanos de 2015, oficialmente denominados XVII Jogos Pan-Americanos, são um evento multi esportivo realizados entre os dias 10 e 26 de julho e que tem como sede principal a cidade de Toronto, no Canadá. Lembrados, agora? Pois é, este ano se revestem de especial importância para o esporte brasileiro pois são o grande evento de preparação para os Jogos Olímpicos de 2016 a serem celebrados no Rio de Janeiro! Em 2011, em Guadalajara/México, nossos atletas conseguiram a terceira colocação no quadro de medalhas, conquistando 48 ouros (primeiro critério de classificação) e 141 no total, superados pelos EUA, potencia mundial, e Cuba, sempre dedicada a sucessos esportivos mas visivelmente em decadência por questões estruturais do País. Antes disto, em 2007, aqui no Rio de Janeiro, a mesma terceira colocação, mas com 52 ouros e 157 medalhas no total, atrás dos mesmos EUA e Cuba. Para os Jogos ora sendo realizados, e considerando toda a preparação de longo prazo que se diz estar sendo feita para as Olímpiadas tupiniquim, espera-se que o Brasil lute pela segunda colocação, com o Canadá, anfitrião e a sempre presente Cuba. Findo o segundo dia de competições ainda andamos com o quarto lugar, 4 medalhas de ouro e 13 no total, atrás de Canadá, EUA e Colômbia, pela ordem.

Pelas linhas se percebe como ainda é precária nossa preparação e dependente de alguns talentos e esforços individuais para se subir ao pódio. Há esportes que, tradicionalmente, recebem grandes verbas e preparo de primeiro mundo (judô, voleibol, natação e alguns outros), garantindo a maioria das medalhas. Mas estes heróis de garagem é que fazem a diferença nestes Jogos de pouca expressão.

A grande explicação que se dá para a falta de interesse ou conhecimento da realização destes Jogos é o fato de que os direitos de transmissão foram adquiridos pela TV Record e a Rede Globo, como acontece nestas situações em que é preterida, pouca atenção dá ao evento. Pode ser, mas o que eu penso mesmo é que o povo está ligando muito pouco, neste momento, para esportes olímpicos. As preocupações estão em outras áreas…

Foto: cob.org.br

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s