14-07: As operações da Polícia Federal – curiosidade

politeiaAs linhas: ” A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (14) a Operação Politeia, um desdobramento da Lava Jato, com a execução de mandados de busca e apreensão na residência de políticos suspeitos de envolvimento com o esquema de corrupção. Os agentes da PF foram às casas do senador Fernando Collor (PTB-AL), em Brasília e em Maceió, nas do senador Ciro Nogueira (PP-PI) e do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), em Brasília, na do ex-ministro e ex-deputado Mário Negromonte (PP-BA), na Bahia, e na do ex-ministro e senador Fernando Bezerra Coêlho (PSB-PE).” (Fonte: Portal G1 e TV Globo)

As entrelinhas: Tenho trocado ideias com amigos sobre a possibilidade de que haja, dentro da Polícia Federal, uma pessoa ou um grupo de pessoas, inteligente e criativo, cujo único mister seja o de criar nomes para as operações da Polícia Federal. Podem reparar como são todos muito interessantes. A nova fase da Lava Jato*, recebeu o interessante nome de Politeia. A melhor definição que encontrei (dicionarioinformal.com.br) e que se encaixa como uma luva ao trabalho sendo feito pela PF foi ” na República grega, imaginada por Platão, Politeia seria uma cidade onde a ética e a virtude devem imperar. Para Platão era compatível primeiro com a monarquia, e depois com a democracia, e nunca com a oligarquia, tirania e timocracia.”

Interessante, não é mesmo? Quem tiver curiosidade verifique os outros nomes das operações e verá que criatividade é algo que só acrescenta valor a tudo que se faz na vida. As sub operações da PF neste caso “Lava Jato” poderiam chamar-se LJ1, LJ2, LJ3, etc. Mas não, cada uma tem uma relação direta com a etapa sendo cumprida e facilita o entendimento de quem acompanha o assunto.

*A operação recebeu o nome Lava Jato porque em um dos desvios de dinheiro o grupo usava uma rede de lavanderias e postos de combustíveis para movimentar os valores. A primeira apreensão foi feita em um posto de combustíveis de Brasília, onde, curiosamente, não existe um Lava Jato!

Foto: portal g1.com.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s