05-08: A Insensatez do Esporte de Alto Rendimento

cieloAs linhas: ” O Brasil perdeu seu principal representante no Mundial de esportes aquáticos disputado em Kazan, na Rússia. O nadador Cesar Cielo desistiu de defender seu título nos 50m livre, abandonou a competição e já está retornando ao país. Uma lesão no ombro esquerdo foi a culpada pela saída do atleta, que terá de ficar 12 semanas fora de ação, fazendo apenas trabalho de fisioterapia. ” (Fonte: portal UOL, 05ago2015)

As entrelinhas: Desde há um bom tempo os chamados esportes de “alta performance” perderam a característica olímpica que os marcavam, onde imperavam os mais talentosos, os mais preparados naturalmente e a concorrência igual. Não vamos tratar aqui do futebol, esporte mais popular do mundo, que tem algumas características diferentes, e que um dia consideraremos em uma opinião à parte. O fato é que os interesses econômicos envolvidos nas competições internacionais, além de tirarem o amadorismo dos esportes olímpicos, exigem dos atletas um preparo sobre humano, que os leva além dos limites de uma preparação física normal. A distância que separa os multivitamínicos modernos de substâncias dopantes, as que alteram o rendimento do atleta, é mínima. Pelo menos para coibir isto e tentar igualar as condições de competição dos atletas existem os controles anti doping, que sempre andam em perseguição ao doping em si, atividade criativa e inovadora demais. E o mais triste é ver os competidores, em busca de remuneração e fama. extrapolarem seus limites em treinamentos que ultrapassam os rigores até mesmo de exercícios militares. Com isto temos diariamente notícias de jogadores de voleibol, de basquetebol, de natação (vamos parar aqui, a lista atinge incontáveis modalidades) que sofrem contusões, muitas vezes que os diminuem para jamais voltarem à sua forma anterior. No caso do nosso excelente nadador Cesar Cielo temos uma situação típica: já tendo atingido o topo, hoje volta ao Brasil com o imponderável de sua recuperação para as Olimpíadas do Rio de Janeiro; e ainda carregando para sempre o estigma de um envolvimento obscuro em um caso de uso de substâncias proibidas, que não lhe causou punições mas deixou um ponto de interrogação em sua carreira. Mas os patrocinadores, as redes de comunicação, os ganhos turísticos e econômicos para as cidades e países que hospedam os incontáveis mundiais e ligas de todos os esportes, não deixam o circo parar. Os atletas, ora os atletas, sobra para alguns deles um meio pé de meia feito, a possibilidade de vir a montar uma academia de qualquer coisa, um punhado de medalhas e troféus em suas paredes e… dores e lesões muitas vezes permanentes.

Advertisements

2 thoughts on “05-08: A Insensatez do Esporte de Alto Rendimento

  1. Muito interessante o texto caro Paulo. Coloca em foco o problema do doping que ainda perdura em plena era tecnológica, fazendo vítimas e diminuindo qualquer competição. Se houvesse vontade política que sobresaísse aos imensos interesses corporativos e financeiros, o problema seria facilmente resolvido. Atualmente a tecnologia dispõe de cromatógrafos que detectam em minutos qualquer traço de qualquer substância. Se houvesse interesse não haveria sorteios entre jogadores de um mesmo time para a coleta de amostras. Todos os participantes deveriam ser submetidos aos exames, sem aleatoriedade. Haveria uma rotina simples e constante de coleta de amostras de modo que qualquer tentativa de doping seria banida definitivamente. Mas a ganância sempre prevalece e talvez seja por isso que eu particularmente não sou aficionado a nenhuma modalidade esportiva.

    • Realmente Julio, o doping pode até ser um assunto à parte. E ainda nem mencionei os interesses das casas legais e ilegais de apostas que proliferam pelo mundo, onde se arranjam até resultados em partidas de tênis. Obrigado pela leitura e comentário!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s