07-08: Collor na Tribuna do Senado – o Máximo do Desrespeito!

collorAs linhas:Em discurso no Senado na noite desta quarta-feira (5), o atual senador e ex-presidente da República, Fernado Collor de Mello, xingou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Ao contestar ações do procurador, Collor o chamou de ‘filho da p…’ durante seu tempo no plenário. O vídeo foi publicado pelo jornal Folha de São Paulo. Collor é um dos políticos indicados pela Procuradoria-Geral da República para que seja aberto inquérito pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto envolvimento na operação Lava-Jato.” (Fonte: portal UOL)

As entrelinhas: Alguém me ajude! Não consigo encontrar uma manifestação de repúdio sequer, vinda de qualquer político ou entidade, sobre esta clara situação de falta de decoro parlamentar (e de educação elementar, por que não?). Ou será que nenhum deles sabe da importância da pessoa do Procurador Geral da República* na estrutura democrática de um País?  Assisti ao vídeo inúmeras vezes em veículos diferentes da mídia (a princípio pensei que fosse montagem) mas não consegui ler um só comentário de qualquer Senador a respeito de caso de tanta repercussão. Será que o ex-Presidente sabe tanta coisa assim que não possa ser melindrado pelos seus pares? O pior é que esta manifestação do Senador Collor ofendendo ao PGR teve data e motivo explícitos. O portal G1 explica: O atual procurador-geral da República, Rodrigo Janot, foi o candidato mais votado entre membros do Ministério Público Federal para ocupar o cargo pelos próximos dois anos. Numa consulta interna realizada nesta quarta-feira (5) pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Janot obteve 799 votos. O resultado será agora apresentado à presidente Dilma Rousseff, que deverá escolher um entre os três mais votados. Desde 2003, o escolhido tem sido sempre o primeiro da lista tríplice. O nome indicado pela presidente precisará, ainda, da aprovação da maioria do Senado, após uma sabatina, para assumir o cargo. Sei não, mas alguma reação muito pesada deve vir por aí. Janot é figura central na Operação Lava Jato, e não só, agindo muitas vezes de forma polêmica. Mas a votação que recebeu de seus pares no Ministério Público foi para lá de expressiva. Quem viver, verá, e não será preciso viver muito, penso eu.

* Atribuições do procurador-geral da República: O procurador-geral da República exerce a chefia do Ministério Público da União e do Ministério Público Federal, além de atuar como procurador-geral Eleitoral. É escolhido e nomeado pelo presidente da República, e seu  nome deve ser aprovado pela maioria absoluta do Senado Federal. Segundo prevê a Constituição Federal, o procurador-geral da República deve sempre ser ouvido nas ações de inconstitucionalidade e nos processos de competência do Supremo Tribunal Federal. O procurador-geral da República pode promover ação direta de inconstitucionalidade e ações penais para denunciar autoridades como deputados federais, senadores, ministros de Estado e o presidente e o vice-presidente da República. Representar, perante o Supremo Tribunal Federal, pela intervenção nos Estados e no Distrito Federal na hipótese do art. 34, VII, e no caso de recusa à execução de lei federal (CF, Art. 36, III). Também pode, perante o Superior Tribunal de Justiça, propor ação penal e representar pela federalização de casos de crimes contra os direitos humanos. (Fonte: sítio oficial do Ministério Público Federal)

Foto: portal G1

Advertisements

One thought on “07-08: Collor na Tribuna do Senado – o Máximo do Desrespeito!

  1. Caro Paulo, o presente texto retrata bem a condição moral da política atual, até que ponto enfim chegamos… Eu fico a imaginar um sindicato do tipo SPB ( Sindicato das Prostitutas Brasileiras ) entrando com um processo de calúnia ou difamação contra esses parlamentares. Afinal que prostituta não se sentiria ofendida por ter sido rebaixada a este patamar ?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s